O que uma pessoa com transtorno de ansiedade gostaria que você soubesse, mas não tem coragem de te contar:




Ela quer que você entenda e não se aborreça quando ela faz a mesma pergunta mais de uma vez. Desligamos o forno? Sim. Fechamos as portas? Sim. Estaremos bem se algo ruim acontecer? Sim. Ela só quer ouvir da pessoa que ela mais confia que tudo vai ficar bem. 

Ela quer que você a lembre que ela não tem que se sentir culpada e que não tem nada para se desculpar, mesmo que ela o peça o tempo todo, afinal, ela precisa de apoio para lidar com a sua ansiedade e não mais pressão. 

Ela quer sua ajuda para coisas que ela sabe que parecem fácil e simples demais para qualquer pessoa, mas ela simplesmente não consegue fazer naquele momento. Por isto, a pressionar para falar em publico ou dar oi para seus amigos podem ser uma péssima ideia.

Ela gostaria que você entendesse que ela pode estar bem agora e em um segundo depois, ela pode ter uma crise. Por isto vocês precisam conhecer o que dispara a sua ansiedade e como controlá-la.

Ela precisa do seu apoio e paciência. Lembre-se que a pessoa que mais sofre é ela mesma. Não é divertido ter ansiedade e não conseguir fazer coisas que qualquer pessoa consegue. É angustiante e extremamente cansativo.

Ela quer que você entenda que tomar uma decisão não é simples e que ela precisa pensar muito. E mesmo depois de algo decidido, ela pode voltar atrás, fica em dúvida e começar todo o processo de tomada de decisão de novo.

Ela precisa que você elimine as frases do seu repertório: Te conto depois, Precisamos conversar, Nos falamos mais tarde, Você sabe o que você faz. Tais frases já são difíceis de lidarmos imagina para quem transtorno de ansiedade?

Ela não quer que você a peça para ficar calma ou bem. A sua realidade de mundo ou a forma como você enxerga as coisas, é totalmente diferente de quem tem ansiedade. Ao invés de pedir para ficar calma, sente-se ao lado dela e fique em silencio. Pergunte o que você pode fazer para ajuda-la ao invés de já apresentar a solução.

Ela gostaria que você não a tratasse como uma incapaz, assumindo posturas e posições frente a situações sociais ou em qualquer situação sem antes consulta-la. 

Ela precisa do seu espaço e muitas vezes querem ficar sozinha e isto não significa que ela está te ignorando, mas significa apenas que ela não consegue naquele momento, lidar com as angústias e com sua mente inquieta e tudo que ela precisa é se acalmar. Sozinha. Sem pressão.

Ela tem medo de ficar sozinha. Então ela precisa que você se afaste um pouco, mas não muito. Se aproxime quando ela pedir. Pergunte como ela está.

Ela quer que você entenda que o que ela sente, não é drama e nem frescura. É real e paralisante e se ela pudesse ela não se sentiria assim. Transtorno de ansiedade é uma doença e deve ser tratada e levada a sério como tal.

Mas...

Ela precisa que você não a deixe se fazer vítima ou se esconda atrás da ansiedade para fugir das suas responsabilidades. Para isto, procure um psicólogo e/ou um psiquiatra com ela. Mostre que mesmo ela sofra, ela precisa e tem como ser curada e que não precisa de forma alguma ser vítima da ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário