Que cara tem a depressão? E a ansiedade? E a esquizofrenia?
As doenças mentais assustam as pessoas que nunca passaram por isso e angustiam aquelas que precisam lidar com muito sofrimento todos os dias.
Com o objetivo de exorcizar a sua própria ansiedade e ainda ajudar os outros Toby Allen, ilustrador inglês, resolveu dar uma cara lúdica para estes “monstros”.
Antes de criar as suas ilustrações Toby estuda cada doença mental e traz para os seus desenhos a sua interpretação de cada uma delas.
Desta forma, ele acredita tornar mais compreensível e palpável um sofrimento muitas vezes invisível aos olhos dos outros.
Confira:
O monstro da ansiedade é pequeno o suficiente para se sentar nos ombros de suas vítimas e sussurrar coisas em seu inconsciente, provocando medo e preocupações irracionais. Muitas vezes, esse monstro é visto como fraco em comparação aos outros, mas é um dos mais comuns e é difícil se livrar dele.
Ele costuma usar objetos ligados às ansiedades da vítima, como um relógio, que pode representar um medo comum, mas irracional, de que as coisas podem nunca acontecer. Ninguém nunca viu o rosto do monstro da ansiedade porque ele usa um crânio como máscara.
O monstro da depressão está sempre flutuando e cobrindo os olhos para se esconder do mundo exterior. Por isso, esbarra em pessoas ou outros monstros, causando mais sofrimento a si mesmo.
Seu único alívio é quando encontra uma vítima e partilha sua depressão com ela. A vítima não tem conhecimento do monstro, mas vai perceber o seu peso e desenvolver um estado profundo de depressão. Enquanto isso, o monstro absorve qualquer emoção positiva de seu hospedeiro, até que ele se preencha e se mude para outra vítima.
Normalmente, apenas uma personalidade tem o controle a todo momento, enquanto o lado dormente luta para tomar o corpo. Eles usam gases feromônios para dominar e tentar assumir o corpo que compartilham, influenciando qualquer pessoa que se aproxime do monstro e passando a controlá-la. A vítima então fica alternando entre os estados como o próprio monstro. Esta criatura é extremamente rápida e ágil, fazendo com que fique muito difícil identificá-la.
Esse monstro está frenquentemente acompanhado com outros monstros poderosos como a Paranoia, com a Esquizofrenia tomando o papel autoritário, como um líder de gangue. Eles raramente são vistos pois gostam de se esconder nos escombros.
Como um assassino parasitário, o monstro da anorexia nervosa mata lentamente suas vítimas de dentro para fora. Este monstro é quase invisível, graças ao seu corpo translúcido, mas lança sua sombra sobre aqueles que habita, fazendo suas vítimas verem uma imagem distorcida de si mesmas.
Ele manipula e controla suas vítimas, convencendo-as a manter um peso corporal mínimo, restringindo a ingestão de alimentos e incentivando-as a praticar exercícios excessivamente para perder peso.
O objetivo final do monstro da anorexia nervosa é destruir suas vítimas pela falta de ingestão de alimentos e outras complicações de saúde. As principais armas deste monstro são o controle e o sigilo, que fazem com que as vítimas escondam seus hábitos extremos. Para derrotar a anorexia nervosa o primeiro passo é reconhecer sua existência, só assim será possível anular seus poderes. É comum a anorexia e a dismorfia corporal trabalharem juntas.
O monstro da passa a maior parte de sua vida subterrânea ou áreas reclusas. Por causa disso sua pele é pálida e anêmica, só coberta por uma dura placa que serve como um desnecessário mecanismo de defesa. Eles são da mesma família que a ansiedade e a paranoia, mas com uma aparência bem diferente por conta de seu estilo de vida.O monstro passa seu tempo em hibernação, mas irá projetar sua aura em hospedeiros humanos, com a esperança de viver uma vida que jamais terão. No processo, o monstro passa toda sua ansiedade e medo para a vítima, e os dois passam a compartilhar seus sentimentos tradicionais.
O monstro da insônia é uma criatura brincalhona que jamais descansa. Ele irá procurar e achar um companheiro de brincadeira ou uma vítima no meio da noite para deixá-la acordada e saciar seu eterno tédio. Mas comumente, a vítima irá ter pouquíssimo sono ou nenhum, convidando e encorajando para que outros monstros se juntem ao jogo.
Se o monstro acha seu companheiro dormindo, ele irá fazer diversas brincadeiras perversas. Ele pode induzir terror noturno pela sua causa fumegante. Ele pode causa apnéia enrolando sua cauda no pescoço da vítima. Ele paralisa a vítima sentando em várias parte de seu corpo. Ele tem muitos truques.
O monstro da Personalidade limítrofe é um dos mais delicados e provavelmente um dos mais sinistros. Eles se juntam em bando em torno de suas vítimas e usam fenômenos para aguçar suas emoções antes de alimentar delas. Eles se banqueteiam com qualquer emoção, mas adoram a depressão.
O monstro é feito quase por gelo puro e límpido, o que o deixa insensível. Apenas a folha em sua causa é visível para o olho nu. Em alguns momentos, quando o monstro se alimenta demais de uma emoção qualquer ele pode sobrecarregar e explodir em milhares de pedaços como vidro.
O monstro obsessivo-compulsivo é cruel e manipulador, usando o medo para controlar suas vítimas. Ele bate repetidamente o seu cajado no chão e usa suas penas estampadas e vários olhos para hipnotizar, criando obsessões intensas e assustadoras, muitas vezes relacionadas à segurança de sua vítima ou à de pessoas próximas.
As vítimas desenvolvem compulsões para realizar tarefas repetidamente ou atos mentais para tentar reduzir temporariamente o medo. Ele quase nunca é visto, mas sua presença é constante. As criaturas da ansiedade e da depressão são frequentemente usadas pelo monstro obsessivo-compulsivo para manter o poder sobre seu hospedeiro.
O monstro da Paranoia usa longas orelhas como um radar, escaneando a área em busca de qualquer atividade. De fato, as orelhas do monstro são quase inúteis devido à cartilagem apertada e ao pelo grosso, de modo que os sons ficam confusos e abafados, o que significa que ele quase sempre escuta a coisa errada.
Essa criatura se alimenta de sentimentos como ansiedade e medo que involuntariamente são criados dentro de suas vítimas e trabalha com outros monstros, como a esquizofrenia e a ansiedade, dos quais compartilha uma biologia semelhante.
O monstro do Stress pós-traumático era parte de uma benevolente raça de guardiões que se corromperam pela dolorosa e desconhecida maleficência. Deixados quebrados e sozinhos, eles eram uma apenas sombra do que já foram. Se tornaram viciados em medo e traumas, como uma droga.
Os monstros podem ser encontrados rodeando zonas de guerra e desastres naturais. Eles procuram indivíduos que passaram por um trauma grande e o perseguem para se tornar sempre uma lembrança daquela dor. Esse monstro faz parte da mesma família do monstro da ansiedade.
Os monstros podem ser encontrados rodeando zonas de guerra e desastres naturais. Eles procuram indivíduos que passaram por um trauma grande e o perseguem para se tornar sempre uma lembrança daquela dor. Esse monstro faz parte da mesma família do monstro da ansiedade.
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