10 filmes politicos que retratam a luta por direitos civis

O Brasil vive um momento de tensão na política . Esta semana foi uma semana única para o País, onde a sociedade brasileira se viu diante de denúncias, escândalos numa proporção nunca vista antes. Milhares de brasileiros foram para as ruas protestar exigindo punição para os corruptos. Não podemos desanimar!  Abaixo segue uma lista de filmes que retratam está situação através da arte: são 10 filmes magníficos que retratam a vida de políticos e bastidores da luta por direitos civis.

1 – Milk: A Voz da Igualdade

O Filme retrata a vida de Harvey Milk (Sean Penn) que nos anos 1970 é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários, Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.


2 – Selma: Uma Luta pela Igualdade

O magnifico filme trata da luta pelos direitos da comunidade negra nos Estudos Unidos. Tem como foco a cidade de Selma e o ativista político Martin Luther King Jr., ganhador do prêmio Nobel da Paz, no filme interpretado por David Oyelowo. O filme narra a histórica da marcha realizada por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Ganhador do Globo de Ouro e Oscar de melhor canção original, também foi indicado como melhor filme nas duas premiações.
1fd88a_f1b363a7f4fd45ba972396ebdb4a2e25

3 – Além da Liberdade

O filme conta a historia de outra ganhadora do Premio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, no filme com uma belíssima interpretação da Michelle Yeoh. Filha de um herói da independência da Birmânia, foi morar no exterior ainda jovem. Na Inglaterra se casou e teve dois filhos, mantendo contato com o país através de livros publicados e o acompanhamento das notícias locais. Ao saber que sua mãe está internada em um hospital, Aung decide voltar à Birmânia para revê-la. Logo ao chegar ela é procurada por vários líderes locais, que desejam que ela coopere com o movimento pela implementação da democracia no país. Aung aceita o convite e, pouco a pouco, torna-se um ícone do movimento.
20165241

4 – 12 Anos de Escravidão

Um filme forte e intenso conta a historia de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

5 – O Grande Desafio

O filme inspirado em fatos reais narra a historia de um brilhante professor e amante das palavras Melvin Thompson (Denzel Washington). Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College (Faculdade Wiley), do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. O filme aborda os direitos da comunidade negra que ainda não podia frequentar vários espaços e, principalmente, tratando do fato de a Faculdade Wiley ser somente para negros.


6 – V de Vingança

Filme que inspirou varias manifestações inclusive no Brasil, V de Vingança retrata um regime totalitário onde vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução.

7 – Hairspray: Em Busca da Fama

Em 1962, o sonho de todo adolescente é aparecer no “The Corny Collins Show”, o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ela quebra os paradigmas da época e também luta pelos direitos civis dos afro-americanos. Com um tom musical, Hairspray aborda temas desde racismo até padrões de beleza.

8 – Mandela: O Caminho Para a Liberdade

Um dos grande lideres na luta pelos direitos civis, o filme é uma biografia que relembra o percurso de Nelson Mandela (Idris Elba), ganhador do Premio Nobel da Paz. Desde a sua infância em um meio rural, sua escolaridade, 27 anos de prisão até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul, e trabalhar para reconstruir a sociedade de um país completamente segregado.

9 – A História de Rosa Parks

Rosa McCauley, por ser negra, é tratada de maneira diferente, mas se recusa a acreditar que é inferior a alguém. Ainda jovem, conhece Raymond Parks, com quem se casa. Ele tenta protege-la da intolerância e da segregação racial, mas apesar de seus esforços, Rosa é forçada a lidar com muitas situações humilhantes. A tolerância acaba quando é convidada a ceder seu assento em um ônibus para uma pessoa branca e resolve se recusar. O evento tumultua a cidade, dando inicio a uma grande luta pelos direitos afro-americanos.

10 – Uma História de Amor e Fúria

Pra encerrar o filme brasileiro que narra um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade que acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096. Esse filme faz um retrato histórico de várias lutas que o Brasil viveu e lança uma previsão sobre o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário