A única certeza que temos na nossa vida é a de que um dia iremos morrer. Todo mundo sabe que vai morrer. Ninguém irá ficar para semente. Mas quem está preparado para morrer? Você está preparado para morrer?
Ouvi esta pergunta durante a VIII jornada de Psicologia da Saúde , Psicossomática e Psico-Oncologia. Lógico que a pergunta gerou certo desconforto entre os participantes. A impressão é que todos se olharam pensando o que aquela mulher queria dizer.
Como alguém em sã consciência poderia estar preparada para morrer? Seria isto possível? O que isto quer dizer. Hoje, diferente de outras épocas, a morte amedronta e afugenta. Em nossa sociedade, pratica-se a negação da morte, como se ela não fizesse parte da vida. É um tabu, como se como em um passe de mágica ficassem isentos de passar por esta experiência.
Está preparado para morrer quem viveu bem. Preparar para a morte é viver intensamente! Simples assim! Simples assim? Morre bem quem viveu bem. Porque quando chega na hora de morrer se pergunta o quanto deixou de viver, só que não dá mais tempo. É chegar no final da vida , olhar para traz e dizer : vivi, certo que vivi!
Para se morrer bem, tem que ter um poder de entrega muito grande em vida. É ser coerente entre as suas escolhas e seus sentimentos. Viver bem não significa uma vida isenta de sofrimento, significa que você se ouviu , se respeitou e principalmente se amou.
Viver bem, é ter qualidade de vida. E qualidade de vida pode ser descrita como um equilíbrio em vida e da vida. Qualidade de vida compreende seis áreas na vida de uma pessoa (Físico, psicológico, social, ambiental, nível de independência e espiritual). O equilíbrio entre aquilo que se quer , o que se fala e o que se faz. Vive bem quem, desenvolve a espiritualidade, tem uma fé, crê em Deus, porque as pessoas que entendem que existe um significado maior além do que está vida consegue lidar melhor com a morte.
Vive bem quem....
Faz o que gosta.
Gosta do que você faz.
Cria coisas positivas.
Contribui para uma sociedade melhor.
É fiel aos seus valores.
Procura ser o melhor naquilo que faz.
Faz do erro uma experiência.
Faz o improvável, o inovador, o surpreendente.
E lembre-se sempre, você é o único responsável pelo seu destino.
Você é o único responsável por sua realização pessoal.
" Acho que comecei a morrer quando deixei os meus sonhos de lado... Percebi isso.. Mas agora não dá mais tempo. Não estou preparada para morrer." Fala de uma paciente terminal com câncer.


subir
Nenhum comentário:
Postar um comentário